A Hora Da Estrela
Personagens principais
Macabéa é a personagem central da narrativa. Nordestina (alagoana) de 19 anos, é criada pela tia beata que batia muito nela. Vem para o Rio de Janeiro onde consegue um emprego de datilógrafa. Macabéa é completamente alienada. Ela não sabe de nada, não quer pensar, é feia e mora em uma pensão em companhia de quatro moças.
Olímpico de Jesus é o primeiro (e único!) namorado de Macabéa. Também era nordestino e queria ser muito rico, um dia. E um dia queria também ser deputado. Procurava ascensão social a qualquer preço, seja por roubo ou por crime de morte.
Rodrigo S. M. é o narrador-personagem da história. Ele tem domínio absoluto sobre o que escreve. Inclusive sobre a morte de Macabéa, no final.
Glória é única amiga de Macabéa. Trabalham juntas. Ela rouba Olímpico de Macabéa.
Madama Carlota é a cartomante que prevê o futuro reluzente de Macabéa.
Pouco antes de morrer , em 1977, Clarice Lispector decide se afastar da inflexão intimista que caracteriza sua escrita para desafiar a realidade. O resultado desse salto na extroversão é A hora da estrela, o livro mais surpreendente que escreveu . Se desde Perto do coração selvagem, seu romance de estreia , Clarice estava de corpo inteiro , todo o tempo , no centro de seus relatos, agora a cena é ocupada por personagens que em nada se parecem com ela.
A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe vê um futuro luminoso, bem diferente do à espera.
Clarice cria até um falso autor para seu livro, o narrador Rodrigo S. M., mas nem assim consegue se esconder. O desejo de desaparecimento, que