A Hora Da Estrela
A história é contada por um personagem masculino, Rodrigo S.M. Ele é simultaneamente narrador, personagem e criador da narrativa. Assim, pode-se dizer que há uma narração na primeira pessoa, nas passagens em que Rodrigo participa da trama que ele conduz. E ocorre a terceira pessoa nos momentos em que ele apenas conta a trajetória de Macabéa, como escritor e narrador. Parece que foi mesmo intencional Clarice recorrer a um homem para inventar a protagonista e contar sua história do ponto de vista masculino.
Linguagem
Aqui Clarice foge um pouco ao seu padrão literário, o retrato da essência das personagens femininas. Ela enfoca neste livro uma questão de natureza social. Assim, mesclam-se nesta história um realismo cru e um tom poético do qual a autora não consegue fugir.
Tempo
O tempo é cronológico, ou seja, os eventos fluem exatamente na ordem em que ocorrem, sem saltos ou retrospectivas. A intenção é reproduzir o próprio ritmo da existência humana, acompanhar o transcorrer normal de uma vida. Assim, é natural que o leitor possa acompanhar Macabéa desde o nascimento até a sua morte.
Espaço
A história se passa na cidade do Rio de Janeiro. A protagonista tem sua origem na região Nordeste, mais exatamente em Alagoas. Porém a maior parte de suas vivências transcorre em terras cariocas.
Personagens
Como em toda a obra de Clarice, aqui também suas personagens são esféricas ou densas. A diferença, aqui, é que ela privilegia também as características externas dos personagens. Macabéa e Olímpico de Jesus são bem definidos fisicamente.
Macabéa
Ela é a personagem principal. Sua face psicológica e suas características físicas são bem trabalhadas. A jovem tem suas raízes no Nordeste, no estado de Alagoas. É órfã de mãe e de pai. Foi educada pela tia e com sua única parente vem para o Rio de Janeiro. Logo depois sua tia morre.
Rodrigo S.M.
Ele é o narrador, o autor e em alguns momentos aparece como personagem. No fundo, é um alterego de Clarice. Há vários pontos