A Hora Da Estrela
1. Sobre a obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector, com adaptação de Suzana Amaral para o cinema, responda:
a) Ano de Publicação da Obra;
A obra foi produzida em 1977, e o filme em 1985.
b) Sonoplastia e roteiro;
Roteiro por Suzana Amaral e Alfredo Oz, adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector.
2. Análise crítica da obra, fazendo uma reflexão sobre:
a) As características da autora, epifania e fluxo de consciência; Clarice Lispector buscava através de seus textos a introspecção, a análise psicológica. É uma escritora modernista. A epifania em seus contos e romances é um evento, acontecimento cotidiano que altera seu estado emocional, o levando a uma confusão interior, a partir da epifania, Clarice começa a discorrer sobre questões intimistas e universais sem se apoiar a padrões. O fluxo de consciência consiste em explorar a temática psicológica de modo tão profundo que o assunto nunca é totalmente explorado.
b) Paisagem;
Macabéa, uma nordestina, que foi para o Sudeste na esperança de encontrar uma vida melhor. Ela se sente meio perdida em meio a tanto concreto na cidade, porém seu passeio favorito é ir ao metrô.
c) O silêncio;
Clarice Lispector, não abre mão de suas características mais marcantes, ou seja, a reflexão, o silêncio interior, que marca a personagem protagonista. Mas o silêncio também representa a falta de conhecimento de Macabéa, que não sabia várias coisas da vida, questões cotidianas, uma analfabeta política.
d) Macabéa x Olímpico; Macabéa, moça nordestina e humilde que enfrenta a vida na cidade grande. Orgulha-se de ser datilógrafa, mas sonha em ser estrela de cinema. Virgem, semianalfabeta, gosta de goiabada com queijo. Já Olímpico é um homem que também não tem muito conhecimento, cheio de ambições e ilusões. Nordestino que, assim como Macabéa, foi para a cidade grande em busca de uma vida melhor, de ser rico.
e) As companheiras de quarto de Macabéa;
As colegas