A hora da estrela: do livro para o filme
ISABELLE DE OLIVEIRA SALUSTIANO
JACYARA PEREIRA MACIEL
MARIANA FLORA DURANTE ASSUMPÇÃO
A HORA DA ESTRELA: DO LIVRO PARA O FILME
SÃO PAULO
2010
ISABELLE DE OLIVEIRA SALUSTIANO
JACYARA PEREIRA MACIEL
MARIANA FLORA DURANTE ASSUMPÇÃO
A HORA DA ESTRELA: DO LIVRO PARA O FILME
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) para obtenção de nota semestral no curso de Letras, apresentado à Universidade Paulista - UNIP.
Orientador: Profª Edna Tarabori Calobrezi
SÃO PAULO
2010
“Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.” (Clarice Lispector)
RESUMO
Este trabalho realiza uma leitura crítica da transposição cinematográfica, efetuada por Susana Amaral, do romance de Clarice Lispector: A hora da estrela. Para que pudéssemos iniciar esta resenha crítica, analisamos elementos importantes, como o foco narrativo, tempo e espaço, características físicas e psicológicas dos personagens e estabelecemos a comparação entre o que foi observado tanto na obra, quanto no filme. Trataremos também da relação de fidelidade do filme à proposta do autor, do filme com a obra, as alterações da obra no filme e a colaboração dos recursos cinematográficos para manter a proposta do autor e da escola literária.
Palavras-chave: Transposição de linguagens, recursos cinematográficos, proposta do autor, escola literária.
SUMÁRIO
1 A HORA DA ESTRELA: DO LIVRO PARA O FILME (RESENHA CRÍTICA)............06
2 REFERÊNCIAS