A história e o movimento de reconceituação do Serviço Social
Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológico do Serviço Social II
Atividades Práticas Supervisionadas
RELATÓRIO FINAL
Laura Márcia Santos Rosa
Campus FAC I, Campinas
20 de Abril de 2013
CONTEÚDO
Introdução 3
A História e o Movimento de Reconceituação do Serviço Social 4
A Importância dos Seminários 4
A Influência das Correntes Filosóficas 5
Considerações Finais 9
Referências Bibliográficas 10
INTRODUÇÃO
Através desta atividade esperamos chegar ao final compreendendo quais foram os motivos que levaram os profissionais do Serviço Social a iniciarem o Movimento de Reconceituação, entender os pressupostos teóricos e a importância das correntes filosóficas para o Serviço Social, além de entrar em contato e conhecer um pouco mais da história recente da profissão no Brasil, suas conquistas e superações.
A HISTÓRIA E O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Através do desenvolvimento deste trabalho aprendemos sobre a Reconceituação do Serviço Social no Brasil. O Serviço Social apresentou ao longo da sua história várias configurações no plano teórico-metodológico, ético, político, instrumental entre outros. E tem suas origens vinculadas a doutrina da Igreja Católica. As primeiras escolas de Serviço Social foram fundadas por grupos cristãos, os quais atuaram sobre questão social, mas se negavam a participar ativamente das transformações econômicas e sociais.
Durante a Ditadura Militar em 64, o povo brasileiro sofreu grandes repressões políticas e sociais, estas perseguições eram praticadas contra pessoas que se opunham ao Regime Ditatorial imposto pelo governo neste período. A população estava cansada da prática tradicionalista do Serviço Social e exigiam uma renovação do mesmo. Iniciaram-se então articulações para o