A HISTÓRIA REESCRITA CONTINUAMENTE
No tempo presente ao usufruir-se das comodidades que tornam o dia a dia mais confortável propiciando uma excelente qualidade de vida e uma perspectiva de vida maior do que as gerações passadas, muitas vezes o ser humano não se da conta de que o hoje é uma evolução do ontem, na qual uma necessidade anterior gerou uma busca para atendê-la.
A geração atual esta criando melhores condições para serem usufruída pelas gerações posteriores e assim a história ocupa a evolução dos tempos, de tal maneira que o hoje se torna uma repetição do ontem em que as pessoas executam do mesmo modo que seus antepassados as tarefas mais básicas e elementares sem perceberem que num tempo passado houve uma mudança de hábito e assim perpetuou-se até que outra mudança ocorra.
Para exemplificar tem-se o que foi escrito por Hilário Franco Junior1:
Pensemos num dia comum de uma pessoa comum. Tudo começa com algumas invenções medievais: ela pôe sua roupa de baixo ( que os romanos conheciam mais não usavam), veste calça compridas ( antes, gregos e romanos usavam túnica, peça inteiriça longa, que cobria todo o corpo), passa um cinto fechado com fivela ( antes ele era amarrado).
A história vai mais além do que contar fatos pitorescos que se passaram, ela é a influência constante e interminável para o progresso e conhecimento de uma sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
“Os historiadores estão condenados a reescrever continuamente a História. Quando, com relação a um determinado tema e/ou período histórico, impõe-se uma nova abordagem, um novo paradigma se constitui até ser, por sua vez, contestado por outro, e assim sucessivamente.” (ENADE 2005 adaptado).
E assim vi-se o paradigma tratando como certo e necessário, desta maneira o autor Hilário Franco Júnior abordou essa questão salientando que na atualidade a rotina das pessoas iniciou-se na idade média: “pouca gente se da conta, mas muitos hábitos, conceitos e objetos tão presentes no nosso dia-a-dia, inclusive o próprio idioma que