A HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS
Os historiadores sem terem as fontes escritas fazem uso da arqueologia do povo africano. Utilizam em suas pesquisas objetos de cerâmica, estatuas pinturas e instrumentos religiosos. Devido à diversidade da religião africana esses objetos são de difíceis interpretações.
A partir do século XX ouve uma nova imagem da África, uma valorização das culturas antigas da África negra. A grande maioria dos estudos sobre os povos africanos dos quais temos relatos é por meio de contato com as tribos mais conhecidas como a grega, egípcia e a romana. A historia africana é considerada muito complexa, pois a historia desses povos foram escritas por outras civilizações. Não é uma historia feita com o olhar africano e sim uma historia sobre eles, sobre suas tribos e nações.
Segundo o texto os povos que tem sua historia mais detalhada são aqueles que tiveram um contato intenso com o Egito tendo semelhanças no seu modo de vida e em sua cultura. Tribos que viveram ao longo dos rios Nilo, que tinham como modo de sobrevivência a caça, pesca e agricultura. Um poder hierárquico no poder do chefe da tribo.
Os povos da África até o século XIX ainda tinha a organização social muito parecida com os povos anteriores a eles. As nações da África se desenvolveram principalmente ao período da Historia antiga e medieval.
Procuramos fazer uma análise simples sobre papel das fontes para o estudo da historia do povo africano .Fazendo um abordagem geral sobre o modo de vida e social dos diferentes povos que habitam esse extenso continente