A História do Jornalismo Mundial
Introdução
A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. A necessidade de informação é um dos dados fundamentais da toda a vida social. Na história das civilizações, o jornal sempre esteve presente como função de informar o público dos fatos de sua sociedade. Essa sociedade está relatada nos jornais de cada época, trazendo seus costumes e curiosidades, notícias e variedades de cada geração. O jornal evolui com o passar do tempo, assim como a sociedade, e sua retratação também muda. O jornal impresso, parte essencial do Jornalismo, nos dá o privilégio de analisar nosso grupo do jeito que ele é, com o intuito de formar opiniões claras e coerentes. Sua história acompanha a história do mundo.
Pré-História do Jornal
Acta Diurna, esse é o nome do mais antigo jornal já publicado e reconhecido pela humanidade. Seu surgimento aconteceu no Império Romano de Júlio César, no período em cerca do ano de 59 A.C. Sua função primária era somente de informar a civilização da época, trazendo em seu conteúdo notícias sobre acontecimentos sociais e políticos, como escândalos no governo, campanhas militares, execuções e julgamentos, além de alguns assuntos científicos e políticos. Os repórteres que captavam essas informações chamavam-se Actuarii, e eram nomeados pelo Estado. Sua divulgação era feita nas principais cidades de Roma, com produção em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos geralmente populares. Geralmente, por dificuldade de locomoção, os textos eram transportados a pé ou a cavalo, demorando dias e até semanas para chegar em seu local de destino, ou seja, levando as notícias antigas para os leitores.
Jornal D.C.
No Oriente, no século VIII (713), registros mostram que a China já fabricava seus próprios jornais, originalmente chamados de "boletins" ou Kaiyuan, em inglês, Mixed News. O boletim era artesanal, ou seja, feito à mão, e sua divulgação começou na cidade de Pequim.
A partir de 1447, os