A História do Funk
Origem
O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante.
No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O estilo acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.
Pontos negativos e positivos
O estilo musical, embora apresente expansão mercadológica, continua sendo alvo de muita resistência da sociedade, sendo bastante criticado por intelectuais e por parte da população. O funk costuma ser criticado por sua pobreza criativa; por apresentar uma linguagem obscena e vulgar; e por fazer apologia à violência e ao consumo e ao tráfico de drogas.
Outro problema relatado é o volume no qual costuma ser executado: bailes funk, quase sempre, não respeitam qualquer limite quanto ao volume de som, infringindo leis relativas ao limite de volume permitido em ambientes públicos
O funk, em si, tem uma batida envolvente que faz com que as pessoas sintam vontade de dançar, independente das letras ofensivas.
O que pode ser melhorado
O que as pessoas mais criticam são as letras, que, em sua maioria, expressam apologia ao uso de drogas e a violência, insinuações sexuais (tratando mulheres como objetos) e conflitos com policiais. O funk pode sim, ser um estilo musical bem visto pela sociedade, desde que suas letras sejam mais divertidas e menos ofensivas, pois as pessoas gostam da batida sensual e envolvente, e não das letras ofensivas e obscenas.