A história do corset
Popularizados durante os séculos XVI em diante, os corsets eram utilizados para definir e delinear a silhueta feminina, bem como a masculina. Eram feitos de materiais como ferro, madeira, couro com sustentação de ossos. E visavam boa postura e distinção.
Era usado desde a infância, tanto por rapazes como moças, pelo menos até aos 6 anos, altura em que os rapazes passavam a usar o “doublet” ou gibão, um casaco também muito estruturado.
Ao final do século XVII o corset se tornou mais elaborado e passou a ser acompanhado por saias volumosas, auxiliado com vários apetrechos.
No começo o corset é utilizado apenas por mulheres e homens mais abastados. Com a revolução industrial inglesa eles passam a ser produzidos em massa.
Espanha Segunda Metade do Século XVI
1550
- A Espanha era, nesse período, uma das nações mais prósperas do continente.
- Influência na moda européia.
- Cintura no centro do corpo, uso de espartilho para definição da silhueta e decotes arredondados.
- Silhueta cônica, e podia ser uma peça interior ou exterior, como parte assumida do vestido; apertava à frente ou atrás.
- Homens também usavam.
França
Século XVII
- Luís XIV ícone da moda, através dele a França tornou-se o grande cenário ditador da moda.
- Os “ruffs” foram gradualmente substituídos por laços ou colares de linho. As mangas se tornaram mais cheias e posteriormente diminuíram para mostrarem as volumosas mangas das chemises. São características desse período a linha da cintura mais alta, sapatos de salto alto, corpetes com decote em V enfeitados com golas grandes e rendadas, saias franzidas e muito decoradas.
- As roupas continuam excessivamente decoradas e vistosas até vésperas da Revolução Francesa
Final do Século XVIII
1795 - 1799
- Final da Revolução Francesa.
- Após a Revolução Francesa, todos os trajes que lembrassem luxo, riqueza, excesso e ostentação visual, características da nobreza na era Rococó, eram