A história do Basquetebol
Muitas foram as dúvidas iniciais para a criação da nova modalidade. Com que tipo de bola jogar, qual o alvo a ser acertado, qual o sentido coletivo do jogo e, principalmente, a incerteza de sucesso.
Com sua criatividade, o professor de educação física resolveu que seu alvo não seria no chão, até porque já existiam outros esportes com este intuito. O alvo então deveria ser elevado para agregar certo nível de dificuldade ao jogo, como imaginava desde o inicio.
Naismith continuou a busca para que seu jogo fosse perfeito. Foi então que com dois velhos cestos de pêssego nascia a cesta de basquete, presa com um martelo e alguns pregos na parte superior de duas pilastras que após medidas mostraram ter exatos 3,05m, altura essa que permanece até hoje. Em menos de uma hora foram criadas as 13 regras do novo jogo que recebeu a aprovação da diretoria do Springfield College e no dia 11 de março de 1892, no ginásio Armory Hill, a primeira partida oficial do esporte criou vida. Partida essa que somou um placar de 5 a 1 com os alunos vencendo os professores na presença de cerca de 200 pessoas.
Em 1891, foi confeccionada a primeira bola de basquete pela A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets), e seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol.
Naismith não tinha ideia da amplitude e sucesso que o esporte que inventara teria no âmbito mundial. Seu momento de consagração se teve quando, gloriosamente, o basquete foi