A história do banho
Vocês já se perguntaram o porque tomar banho? É uma questão de higiene básica né? Apesar de que alguns povos não sejam muito chegados a esse saudável e agradável hábito. Vocês já se perguntaram se o banho tem alguma história? Duvida? Só tem! Vejam:
Os banhos eram públicos ou privados, sagrados ou profanos, é uma tradição milenar, e era praticado em nome da religião, da beleza, da saúde. Civilizações celebravam ou amaldiçoavam dependendo da época. Os primeiros registros doa ato de se banhar individualmente pertencem ao Antigo Egito por volta de 3.000 a.C.,eles realizavam rituais sagrados na água e tomavam ao menos três banhos por dia, dedicados a divindades com Thot, Deus do conhecimento e Bes Deus da Fertilidade, eles acreditavam que além de limpar o corpo, purificava-se a alma. Era comum o uso de óleos aromáticos e massagens feitas pelos escravos. Esse apreço pela higiene é que se atribui o fato de sobreviverem às pragas e doenças da Antiguidade.
Na Grécia os banhos eram comuns, em Cnossos e Faísto na Ilha de Creta. É possível encontrar bem preservados palácios de 1.700 a.C. a 1.200 a.C., que até hoje surpreendem pela técnica de distribuição de água. É sabida que em todos os banquetes luxuosos era primeiramente incluso a sessão de banho para todos os convidados. Embora os Gregos tenham iniciado os banhos públicos no Ocidente os primeiros foram os babilônios que tinham balneários coletivos, a diferença é que na Grécia o banho não era motivado só pela higiene e espiritualidade, mas também a natação um dos três pilares da educação juvenil, ao lado das letras e da música, ou seja, o bom cidadão é aquele que sabia ler e nadar. Podemos citar também, que os ambientes dos banhos, e elevaram ra propício para relações de pederastia, que era tão difundida na Grécia Antiga. Os Romanos tendo herdado a cultura da Grécia, constroem diversos, suntuosos e enormes balneários públicos que levaram literalmente o nome do banho “BATH”, mais