A História de Lourdes - Sinopse do Filme
No primeiro momento do filme, apresentam-se os personagens: um fotógrafo e sua esposa, que moram em Paris; e os antepassados deste fotógrafo: um neurocirurgião cético e sua noiva, que descobre estar com tuberculose.
Certo dia, o fotógrafo recebe uma correspondência, contendo o diário do neurocirurgião, seu tetravô. Neste diário, ele conta a experiência de cura milagrosa de sua esposa ao beber a água que britava do solo em Lourdes, ao lado de uma simples gruta, onde Bernadette viu por 15 dias a Virgem Maria.
A esposa do fotógrafo sente-se mal e descobre que está grávida. Após um quase aborto, ela resolve que levará a gravidez adiante, por mais perigosa que ela seja para sua saúde. Ao encontrar-se sozinho em casa, depois de recusar um trabalho fotográfico sobre a cidade de Lourdes, ele resolve ler o livro de seu antepassado.
O filme também conta em detalhes a história de Bernadette, na qual pouca gente acreditou quando ela relatou a primeira aparição da Virgem. O padre da cidade, que a castigou por “contar mentiras”, aos poucos recebe sinais de que as aparições não são invenção, e se torna grande amigo de Bernadette. Os que acreditavam começaram a freqüentar a gruta, mas Bernadette é impedida de entrar no local, sob a pena de ser presa. O filme mostra ainda como a água brotou da gruta, os primeiros milagres atribuídos à água e a procura das pessoas por Bernadette, atribuindo a ela os milagres.
Durante todo o filme, há três conflitos:
* Bernadette nunca escondeu a verdade da aparição aos homens, e sofreu durante toda a sua vida por isso. Fugindo a perseguição dos devotos mais fervorosos e fundamentalistas, ela entrou para