A história de ana nery
Relatório sobre a história de Ana Nery
”O Exército brasileiro denominou Ana Nery de ‘mãe dos brasileiros’ pelo carinho e dedicação com que trabalhou como enfermeira voluntária na Guerra do Paraguai”.
Apesar da falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana fez o que estava ao seu alcance para oferecer o melhor cuidado possível aos doentes. Ainda nos dias de hoje a enfermagem enfrenta as mesmas dificuldades que ela enfrentou naquela época, esforçando-se para executar seu trabalho com bondade e organização do mesmo modo que Ana o realizará. Apesar das dificuldades Ana criou grupos para a melhoria da enfermaria e é assim que tralhamos, com base na organização e divisão de tarefas, facilitando o trabalho e melhorando a qualidade da assistência da equipe de enfermagem.
Os princípios de assistência de enfermagem utilizados por Ana Nery na época são os mesmos que buscamos utilizar nos dias de hoje, tendo prioridade a humanização que é a sua principal característica, não deixando de lado a higiene, o bem estar e a recuperação das necessidades básicas do cliente. Ana se fundamentou na prática da higiene corporal e, concomitantemente, do ambiente, buscando a promoção da saúde e prevenção de infecções, como ocorre nos hospitais até os dias atuais, sendo uma das principais funções da enfermagem. Além da higiene, ela executou tarefas simples como abrir as janelas para a entrada de luz e ar puro trazendo vitalidade aos clientes, tarefas de grande importância para a recuperação da saúde. Os procedimentos técnicos simples e complexos usados por Ana Nery na época eram rústicos se comparados com os procedimentos atuais. A evolução resultante dos estudos, pesquisas e avanços tecnológicos tornaram as técnicas mais sofisticadas e os instrumentos igualmente. Doenças que antes não tinham cura hoje são mais fáceis de serem tratadas, outras estão quase erradicadas em determinadas regiões com os avanços da prevenção. A