A história das coisas
FACED
Tamara Russel Dias Santos
A História das Coisas
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, com obtenção de créditos na disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III, a Faculdade FACED, sob a orientação da professora Letícia Maria Machado.
DIVINÓPOLIS, 2012
A História das coisas:
Esta análise feita sobre este documentário, nos mostra que parece que tudo está bem, mas na realidade mostra uma situação bem diferente. Isso porque esta explicação precisa ser selecionada, pois se trata de um sistema linear. A interação deste sistema com o mundo real se resulta em sociedades, culturas economias, o ambiente em que vivemos, etc. Infelizmente não há uma explicação certa nos livros, e consequentemente, acabam por gerar graves consequências em relação às pessoas que ultrapassam os limites impostos pela natureza. Deva-se entender que entre os problemas sociais e ambientais, é preciso criar um planeta justo e sustentável.
Esta análise feita neste documentário está relacionada ao Serviço Social no Processo de Reprodução das Relações Sociais, no Contexto do Capitalismo Monopolista. Esta relação se refletiu muito no modo de vida das pessoas, pois antigamente eram poucas pessoas que tinham eletrodomésticos, tais como: aparelhos de som, tv, videocassete, etc.
Atualmente houve uma revolução no modo de produção capitalista, ocasionando a substituição de grandes mercadorias, como por exemplo, passando de videocassete para DVD, ocasionado a geração de enriquecimento no capitalismo.
Devido a essa ideologia atual, as pessoas se deixam levar pela influência, pois preferem comprar produtos de última geração, do que na maioria dos casos, cuidar da própria saúde. Muitos empresários de grandes empresas criam varias formas no objetivo de substituir aquele determinado produto antigo por outro mais moderno, mas isso acaba gerando uma espécie de “exclusão social”, ou seja, se a pessoa não