A História das coisas
O vídeo retrata as etapas do sistema de economia dos materiais. Da extração, produção, distribuição e disposição. O modo de sistema linear, um sistema em crise pelo fato de ser praticado em um planeta com recursos finito, interagindo com a sociedade cultural, economia e meio ambiente pelo fato de estar esbarrando o seu limite.
A exploração do meio ambiente é bastante evidenciado, mostrando o quanto o desperdício da matéria prima vem contribuindo para a poluição da água e do ar. A devastação do planeta provocado pela busca incessante do recursos naturais, matéria –prima, é bastante comentado.
Alem da exploração do meio ambiente, nos deparamos com a exploração da mão de obra. As grandes companhias fabricam produtos cada vez mais baratos, convidando a população ao consumo dos mesmos. Estas grandes companhias abusam de seu poder pois, são muitas vezes maior que o governo, para sediar as fabricas em outros países, principalmente de terceiro mundo, gerando assim uma propagação da poluição pelo mundo. Contribuem também para o êxodo rural, ao fazer com que haja ofertas de empregos nas industrias.
Atualmente, a sociedade só pensa no consumo. Argumento representado pelo fato de que apenas 1% de tudo que é comprado na América do Norte, tem vida útil superior a seis meses de uso. A sociedade é iludida pelo governo, pelo fato de incentivar a compra/ produção e deixa de investir em saúde, educação e segurança A economia produtiva aproveita-se do consumo desordenado da população capitalista e transforma a compra e o uso dos bens em rituais. Um modo de satisfação do ego, fazendo que os produtos sejam consumidos, destruídos, substituídos e descartados num ritmo cada vez maior. Neste sistema, se você não possui ou não compra muitos bens de consumo, você não tem valor. O principal objetivo da economia é produzir bens de consumo. Cada vez mais, estamos esgotando os recursos naturais do planeta, gerando uma devastação desenfreada da natureza.
A