A história da trigonometria
Trigonometria
História da Trigonometria
Nome: CARLOS EDUARDO TEIXEIRA DA COSTA.
Matrícula: 2011220911
Professor:
Período: 1º PERIODO.
Data: 04/11/2011
Trabalho: A2
ORIGEM
As origens da trigonometria são incertas. É possível encontrar problemas que envolvem a cotangente no Papiro Rhind e uma notável tábua de secantes na tábua cuneiforme babilônica Plimpton 332.
Matemática grega por volta do século IV ou V a.C.
Surgiu devido ás necessidades da astronomia para calcular a localização e o tempo na navegação, na agrimensura e na geografia.
Foram os gregos que pela primeira vez fizeram um estudo das relações entre ângulos (ou arcos) num círculo e os comprimentos que subtendem. Nas obras de Euclides já existiam teoremas equivalentes a leis ou fórmulas trigonométricas.
SIGNIFICADO
A palavra trigonometria vem do grego TRI – Três, GONO – Ângulo e METRIEM – Medida, significando MEDIDA DE TRIANGULOS. “Estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triangulo”.
POVOS QUE CONTRIBUIRAM PARA O SURGIMENTO DA TRIGONOMETRIA
EGITO e BABILONIA: Cálculo de razões, números e entre lados de triângulos semelhantes. No Egito temos o papiro ahmes, conhecido como Papiro Rhind, que data de aproximadamente 1650 a.C., e contém 84 problemas. No Egito, a utilização da trigonometria nas medições das pirâmides.
Os babilônios tinham grande interesse pela Astronomia, por razões religiosas e pelas conexões com o calendário e as épocas de plantio. Construíram no século 28 a.C., durante o reinado de Sargon, um calendário astrológico e elaboraram a partir do ano 747 a.C., uma tábua de eclipses lunares. Conceito de ângulo e de como efetuar sua medida. Na China, no reinado de Chóupei Suan-King, aproximadamente 1110 a.C., os triângulos retângulos eram frequentemente usados para