A história da publicidade
Primeiramente, a classe alta que teve acesso às transmissões ainda sem o marketing presente. No começo as rádios eram mais voltadas para a parte educativa, mas logo a publicidade foi se sobrepondo a essa ideia inicial. A publicidade cresceu, foi de anunciante de patrocinadores para spots,jingles,entre outros. A primeira empresa que se destacou nas transmissões da rádio foi a General Motors, pois possuía um bom número de trabalhadores ligados ao marketing. Com o investimento crescente do General Motors e muitas outras empresas as propagandas no rádio foram se consolidando.
A partir da década de 30 foram lançadas as primeiras leis sobre as transmissões feitas no rádio e nelas decretava-se que apenas 10% do tempo dos programas seriam feito publicidade, mas ao perceber como era necessária para as disposições reforçarem a exploração comercial dos serviços de radiodifusão no Brasil aumentou-se essa porcentagem em 20% dois anos depois. À rádio foi se modificando, nisso foram colocadas no ar novelas e constantes informativos.
No começo da década de 60 o rádio foi perdendo o foco, pois a televisão aparecerá e tirou grande parte dos holofotes. Além de perder muitos ouvintes para a televisão, o rádio também perderá o investimento em propaganda que cairá de 23,6% registrados em 1958 para 13,2% em 1970. Agravando mais a situação o país entrou em déficit causando uma estagnação financeira.
Com o lançamento de novos satélites a rádio conseguiu recuperar parte do seu prestígio e foi conseguindo se manter no mercado com um novo modelo que se assemelha ao de hoje.
Link dos jingles: http://www.locutor.info/audioJingles.html