A história da motocicleta
História
A motocicleta evoluiu da bicicleta e em 1869, inspirados nos propulsores de navios e locomotivas da época, um americano (Sylvester Roper) e uma dupla de franceses (o construtor de bicicletas Michaux e o engenheiro Louis
Guillaume Perreaux Michaux) – cada qual em seu país – fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor.
A próxima motocicleta notável foi projetada em 1892 por Alex Millet, que incorporou o desenho básico da bicicleta de segurança, mas adicionou pneumáticos às rodas e um motor rotativo de cinco cilindros embutido na roda traseira. Os cilindros giravam com a roda, enquanto o virabrequim formava o eixo traseiro. A Hildebrand & Wolfmueller foi a primeira produção bemsucedida de veículo de duas rodas, foram mais de 200 unidades foram produzidas. Por sua vez, esta decidiu resfriar seu motor bicilíndrico paralelo à água, o que exigia um tanque de água e um radiador. Sua solução foi criar o sistema de arrefecimento em cima do paralama traseiro.
Em 1903, quando se sentiu a necessidade de levar mais uma pessoa , surge uma solução que iria se tornar muito útil e popular: o sidecar. Foram criadas várias formas , como selim duplo, ou uma cadeira sobre a roda traseira.
0 Foi muito usado na 1ª guerra mundial , principalmente pela
Inglaterra, onde passou a ser veículo exclusivamente militar.
0 Após a guerra, o sidecar já havia demonstrado sua versatilidade, e começou a ser utilizado de diversas formas, como transporte de cargas e até pelos bombeiros Já nos anos 20 e início dos anos 30, haviam competições de velocidade com motos equipadas com sidecar , mas foram interrompidas pela 2ª guerra mundial.
Terminada a guerra, o sidecar volta para as ruas, e continua a se tornar competição. Na década de 50, criam-se as modalidades de velocidade e motocross.
HISTÓRIA DA MOTOCICLETA NO
BRASIL
0 A história da motocicleta no Brasil começa no início
do século