A história da interface gráfica
Por Felipe Arruda
Fonte: www.tecmundo.com.br/9528-A-historia-da-interface-grafica.htm
Sexta-Feira 8 de Abril de 2011
Confira a evolução da interface gráfica ao longo do tempo e dê uma olhada em como se pareciam os sistemas de décadas passadas.
A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma preocupação da indústria da informática. Durante algumas décadas, essa interação passou da linha de comando, em modo texto, para desktops em três dimensões e softwares que aceitam comandos por voz ou gestos com o propósito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilização das máquinas.
Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface Gráfica do
Usuário (GUI) começou muito tempo antes de possuirmos a tecnologia necessária para implementá-la. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político Vannevar Bush. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c539cK58ees O que transformou Bush em um pioneiro da área foi a percepção de que os meios de armazenamento de informações não estavam mais comportando tantos dados. A máquina imaginada por Bush, chamada de Memex, era capaz não apenas de armazenar tanta informação, como também de relacioná-las e oferecer uma maneira fácil de procurá-las em meio a tantos dados
O pai do mouse e da interface gráfica
Inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, o engenheiro elétrico Douglas
Engelbart visualizou a possibilidade de usar computadores para aumentar o intelecto humano, em vez de substituí-lo. Ele acreditava que, com informações
Prof. Fabio Augusto Oliveira
Interface Homem Máquina
página 1
dispostas em uma tela, o usuário poderia se organizar de maneira gráfica e pular de uma informação para outra, sempre que necessário.
Periféricos demonstrados por Engelbart em 1968 (Fonte da imagem: Doug Engelbart Institute)
Como no caso do Memex, as ideias de Engelbart estavam muito à frente de