A história da Geografia
O mapa mais antigo de que se tem conhecimento foi encontrado nas escavações da cidade de Ga Sur (300 km a norte da Babilónia - 2500 a.C). É uma pequena placa de argila, representando o vale de um rio, provavelmente o Eufrates, com uma montanha de cda lado e desaguando por um delta de três braços. O Norte, o Leste e o Oeste estão assinalados com círculos com inscrições.
Os egípcis devem também ter construido mapas resultantes das medições feitas no vale do Nilo no reinado de Ramsés II
Segundo a concepção, a Terra era plana, com a forma de um disco e constituída por uma massa continental que flutuava na água, com a abóada celeste por cima.
A expressão política, comercial e marítima dos povos do mediterrâneo levou á elaboração de mapas marítimos e á descrição de lugares e de povos. Estas descrições, denominadas périplos.
O périplo mais antigo referido pelos escritores gregos foi realizado por marinheiros fenícios ao serviço do faraó egípcio.
O primeiro mapa grego de que se tem notícia foi elaborado por Anaximandro de Mileto. Pensava-se ainda que inventou o gnómon, aparelho constituído por uma vara vertical e que serve para medir a altura do Sol.
O segundo mapa da antiguidade foi elaborado por Hecateu de Mileto, para ele a Terra estava representada por um disco com água á volta.
A esfericidade da Terra foi apenas concebida depois do século V a.C e surgiu como resultado da reflexão filosófica sobre a forma ideal dos corpos, e não da observação. As provas da esfericidade da Terra só surgiram depois, com Aristóteles, que baseou os seus argumentos em duas observações
1. A sombra da Terra na Lua, na ocasião dos eclipses, era redonda;
2. A altura dos astros em relação ao horizonte variava quando um viajante se deslocava de norte para sul. Dicearco construiu um mapa utilizando dois exos perpendiculares: um alongado no sentido este-oeste, o diafragma passando pelas Colunas de Hércules e por Rodes e outro, a perpendicular, passando por