A História da Fotografia
A História da Fotografia
Natália de O. D., Nº 35
1º B
1. COMO FOI INVENTADA A FOTOGRAFIA
A fotografia surgiu no século XIX, porém o principio da câmera já era conhecido desde a antiguidade. Esse princípio é denominado de “câmara escura”, onde uma caixa era fechada e nela se fazia um pequeno buraco para a entrada de luz, assim, o objeto que era iluminado do lado de fora da caixa era projetado de maneira invertida dentro dela. A câmera escura foi descrita até mesmo por Aristóteles.
2. A FOTOGRAFIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA
Desde a descoberta da câmera escura, passando pelos primeiros processos de fixação da imagem, até a criação da primeira câmera digital:
Século V a.C. – China: Mo Ti observa que os raios luminosos, refletidos por um objeto, iluminam uma figura que pode ser vista dentro de uma caixa escura, porém invertida.
Século X: Ibn Al-Haitham constata que, quanto menor o buraco para entrada de luz, mais nítida é a imagem projetada.
Séculos XII e XVI: Roger Bacon (século XIII) e Renerius Gemma-Frisius (século XVI) descrevem fenômenos parecidos com os observados por Ibn Al-Haitham. Renerius fez a primeira ilustração conhecida de uma câmera escura.
1525: já se conhecia o escurecimento dos sais de prata.
1558: primeira notícia documentada do uso da câmera escura na obra Magiae Naturalis de Giovanni Battista Della Porta.
Século XIII ao século XVII – Renascimento: começou-se a usar a câmera escura, permitindo reduzir radicalmente a duração da exposição.
1604: Ângelo Sala estudou o escurecimento de alguns compostos de prata pela exposição à luz do Sol. Até então, se conhecia o processo de escurecimento e de formação da imagem que durava apenas um dia sobre uma película dos referidos sais, porém havia a interrupção do processo.
1725: Johann Henrich Schulze realizou inúmeras experiências e conseguiu uma projeção e uma imagem com uma duração de tempo maior. Ao