A história da cerveja no mundo
Origem do Nome:
Platão Cerealis Liquor
Cervisia do Latim
Peor, Bior, Pier do alemão arcaico que bem de biber e biberis do Latim
Outros antigos termos alemães (alu, alo, e ealo) ainda são conservados no inglês (ale).
Há mais de 10.000 anos, o homem primitivo conheceu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas.
Matérias primas açucaradas como mel, suco de frutas, suco de palmas, além do leite e féculas, serviram de base para a elaboração destas bebidas. Cerveja é a mais antiga bebida consumida pelo homem.
Padeiros,
A cerveja era feita por padeiros devido à natureza da matéria-prima utilizada: grãos de cereais e leveduras. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Os sumérios foram o primeiro povo a realmente fabricar a cerveja 2100 A.C. Nessa época era estritamente uma função feminina e era usada palha para filtrar o sedmentos da bebida.
Os babilônios assimilaram a cultura sumeriana e a tradição cervejeira, tinham cota de ração de cerveja conforme o status social. Quanto maior mais cerveja recebia e possuiam mais de 20 variações de cerveja.
No Egito a cerveja era tida como parte da dieta diária, e a cervejaria mais antiga do mundo foi descoberta recentemente no Egito e data de 5.400 atrás.
A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Era escura, forte e muitas vezes substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças à população.
Utilizada como moeda para pagar os trabalhadores, produto de beleza para as mulheres, pois acreditáva-se que rejuvenescia. Era fabricada pelas sacerdotisas e também usada na formulação de remédios.
A expansão se deu devido ao Império Romano, pois Julio César foi um grande