A história da administração
Antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Depois no Egito, Cláudio Ptolemeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada.
Em 500 A.C a China cria um sistema organizado de governo para o império. É a Constituição Chow que é elaborada na tentativa de definir regras e princípios de administração.
Na idade média, os governantes católicos se destacam como administradores natos .
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A Igreja Católica através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração dos seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis.
As Organizações Militares evoluiu de displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos para adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
Século XVIII, O aparecimento da empresa e da moderna administração, que se estende ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou -se :
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1776- Início da Revolução Industrial na Inglaterra - Invenção da maquina a vapor.
1780 a 1860 – Revolução do carvão, como principal fonte de energia e do ferro como principal matéria prima.
1860 a 1914 – Revolução da eletricidade e derivados do petróleo como a nova fonte de energia e do aço como principal matéria prima.
A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial: 1- Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que