:"A História Antiga e Medieval no cinema e o cinema na sala de aula"
A) Público-alvo: 1ª ano do Ensino Médio.
(B) Duração em horas/aula: 4 horas/ aula.
1
(C) Objetivos: Examinar as relações possíveis entre a produção de mídia e o conhecimento histórico
(D) Justificativa: Para saber de que forma os meios de comunicação ajudam a popularizar o conhecimento histórico.
(E) Conteúdo: filmes;
O GLADIADOR: O ano é 180 e o general romano Máximo, servindo ao seu imperador Marco Aurélio, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Durante o combate, Máximo fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. A trama onde Cômodo filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do Império, não é historicamente verídica. Na verdade, Cômodo assumiu quando seu pai morreu afetado por uma peste, adquirida durante uma nova campanha no Danúbio.
Enquanto Cômodo assume o trono, Máximo que escapa da morte, torna-se escravo e gladiador, travando batalhas sangrentas no Coliseu, a nova forma de divertimento dos romanos. Máximo, disposto a vingar o assassinato de sua mulher e de seu filho, sabe que é preciso triunfar para ganhar a confiança da plateia. Acumulando cadáveres nas arenas o gladiador luta por uma causa pessoal, de forma quase que solitária e leva benefícios ao povo, submetido pela política do "pão e circo". “Nesta vida ou na próxima eu terei minha vingança". Máximo sabe que o controle da multidão será vital para que possa arquitetar sua vingança, que culmina em um combate com o próprio Cômodo.
REI ARTHUR: O filme conta a história de Arthur, um líder que nasceu na Inglaterra e teve que lutar pela igreja. Arthur e seus cavaleiros foram designados pelo bispo de Roma a realizar suas ultima missão antes de ganharem suas cartas de liberdade. A missão era resgatar uma família nobre pertencente à igreja (Religiosa) de um grupo bárbaro que estava pra atacar aquela região. Ao chegar à cidade onde se encontrava a família que devia ser