A historia
-Introdução: Josué foi o jovem companheiro de Moisés e depois seu sucessor. Era um guerreiro, por isso Deus lhe chamou para lutar e defender o povo de Deus. Ele conquistou a terra de Canaã, cumprindo-se a promessa que Deus havia feito a Abraão, Isaque, Jacó e Moisés.
Dos seiscentos mil que marcharam a pé do Egito (Ex 12, 37-38), somente Josué e Calebe entraram na terra prometida, por que todos os outros morreram por causa do pecado, quebraram sua Aliança com Deus feita com Moisés. Foram enterrados no deserto e somente seus filhos puderam continuar a caminhada.
Então havia uma nova geração de pessoas jovens que precisavam fazer uma Aliança com Deus. O Senhor havia operado maravilhas no meio deles abrindo o mar, parando o Jordão para atravessarem, parou o sol e a lua, e muitos outros milagres (v.17). Venceram todos os inimigos externos, mas não venceram o pecado dentro deles (v.18). Mesmo vendo os milagres, o povo continuava pecando contra o Senhor, por isso Josué chamou aquela nova geração para fazer uma Aliança com Deus. Para Josué e Calebe, aquela era uma Renovação de sua Aliança com Deus, mas para o resto do povo era a primeira vez que faziam esta Aliança. Da parte de Deus a mesma Aliança continuava fiel, mas da parte do povo era preciso renovar.
Como renovar a Aliança com Deus?
Vamos aprender com Josué que foi fiel em sua Aliança com Deus e como ele ensinou para sua geração:
1- Aliança de Temor a Deus: Josué 24.14
A primeira coisa que Josué fala ao povo para fazer uma aliança com Deus é “agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” (v.14) Josué chama o povo para temer a Deus.
O que é temer a Deus? Seria ter medo? Não. É ter fé mas respeitar seu poder grandioso. Para Josué o temor significava:
a) “servi-o com integridade”, ou seja “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e