a historia repensada
As implicações pedagógicas do uso das tecnologias da informação e comunicação na inclusão de crianças portadores de necessidades especiais nas escolas do ensino fundamental do município de Florianópolis.
2 RESUMO
A educação é um direito de todos e, conseqüentemente, uma ferramenta de inclusão na sua origem. A Educação Inclusiva é um desafio sob vários aspectos. Este projeto tem a intenção de avaliar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Inclusiva através do estudo de Acessibilidade. O foco é em sistemas que possam ser utilizados por crianças com e sem deficiências, permitindo que todas interajam através da mesma interface. As escolas, hoje em dia, devem levar em conta não só a acessibilidade ao recinto escolar e mobiliário, como também no suporte pedagógico e tecnológico e, acima de tudo, na atitude. Ao tocar neste tema tão relevante, devemos considerar a qualidade do ensino na rede pública, alternativas à educação inclusiva, educação profissionalizante, acessibilidade aos meios audiovisuais e à modalidade de ensino à distância, que facilitam o acesso da pessoa com deficiência ou não ao conhecimento, ao saber, ao aprendizado e suas aplicações práticas.
Palavra Chave: Novas Tecnologias, Educação inclusiva, Acessibilidade.
3 PROBLEMA
Quais as implicações pedagógicas do uso das tecnologias da informação e comunicação na inclusão de crianças portadores de necessidades especiais nas escolas do ensino fundamental do município de Florianópolis?
4 JUSTIFICATIVA
Segundo Mantoan (2006), se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconheça e valorize as diferenças. Todos, sem exceção, possuem direito à educação. É necessário que