A historia dos processadores AMD
Ctr: Não sei informar !
Turma: SQ15013001
Nome: Jefferson Alexandre Beltran Junior
O primeiro processador da AMD que fez sucesso foi o Am386, que foi lançado em 1991. Ele era um clone perfeito do 80386 da Intel. O Am386 vendeu milhões de unidades em alguns meses. Em seguida, vieram o Am486 e o Am5x86, mostraram-se perfeitos como alternativas baratas para os processadores Intel, que eram não muito mais poderosos, mas muito mais caros.
Os três modelos de processador – Am386, Am486 e Am5x86 – foram desenvolvidos através de uma engenharia reversa, o que se tornou um processo inviável conforme o passar do tempo. A AMD abandonou a engenharia reversa e lançou mão do know-how adquirido nos anos de “sombra da Intel” para lançar o primeiro processador, criado completamente do início pela equipe da empresa. Nascia o K5.
Os K’s
K5
O K5, o primeiro processador x86 desenvolvido totalmente pela AMD, sem qualquer tipo de cópia dos processos ou códigos da Intel. Lançado em 1996, o K5 chegou para competir com a 1º versão do Pentium. Era superior ao Pentium em várias características, não possuía instruções MMX, que a Intel lançara recentemente os processadores Pentium MMX. O K5 estava disponível em clocks de 75 a 133MHz.
K6
Ainda em 1996, a AMD comprou a NexGen, outra fabricante de chips, adquirindo também os direitos de fabricação dos processadores x86 daquela empresa. Com muito investimento e liberdade, os ex-funcionários da NexGen e recém contratados da AMD criaram o K6, que foi lançado em 1997. O K6 foi lançado para competir com o Pentium II, e deu-se muito bem, pois se encaixava em qualquer máquina com suporte ao processador da Intel, e era muito mais barato.
Quem já mexia com computadores na época do K6 deve se lembrar muito bem da quantidade de PCs que vinha com um processador AMD, ao invés de um Intel. O sucesso do K6 foi tão