A HISTORIA DO PLANO REAL
Introdução 1
Plano Real e o Neoliberalismo 3
Impactos e Problemas do Plano Real 9
Mudança Cambial 13
Referência Bibliográfica 15
Introdução
Este trabalho pretende abordar a um histórico da moeda, inflação e os impactos que aconteceram diretamente na Economia Brasileira.
A década de 80 e primeiros anos de 90 foram marcados por taxas de inflação elevadas e crescentes. Com isso foi possível observar uma piora nas condições de vida da população e uma falta de perspectiva quanto aos problemas relacionados à miséria e a desigualdade social.
A partir de 1993 este quadro começa a mudar. Estimulada por um cenário externo mais favorável – em que se destaca a recuperação dos fluxos de capitais para os “mercados emergentes” e superação da crise política gerada pelo impeachment, a economia passa a exibir sinais de recuperação ainda que em meio à forte instabilidade gerada pela inflação ainda elevada.
No final de 1993, começou a ser implementado o plano mais engenhoso de combate à inflação já utilizado no país. Após uma série de tentativas de combate a inflação o Plano Real conseguiu reduzir a inflação e mantê-la sob controle durante longo período de tempo, até o momento pelo menos.
Se referindo a estabilização houve sucesso, mas outros problemas permaneceram e outros até se agravaram. O país não conseguiu manter uma trajetória estável de crescimento, o sacrifício do crescimento na estratégia de estabilização provocou um aumento significativo do desemprego, as contas externas deteriorizaram-se, o déficit publico não foi corrigido e a dívida pública assumiu uma trajetória acedente.
Lançado em primeiro de julho de 1994, o Plano Real foi o mais bem sucedido no controle da inflação
Plano Real e o Neoliberalismo
Ajuste fiscal, dívida e déficit público, privatização, essas palavras são sinônimas do Plano Real. Entretanto para chegar à estes patamares, houveram analises políticas econômicas dos anos anteriores, em que se destacavam à inserção brasileira no