A HISTORIA DO LAZER
Nome: Rafael Machado de Araújo
Série: 7º
Ano: 8º
Professora: Terezinha Casseb
Escola: Primeiro Passo O lazer surgiu durante a segunda metade do século XX e no inicio do século XXI. Pode-se dizer que é um conjunto de ocupações às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se (Dumazedier). A palavra lazer deriva do latim licere, ou seja, “ser licíto”, “ser permitido". Neste sentido, se ele é exercitado corretamente, pode-se colocar em prática os “Quatro pilares da Educação” de Delores: aprender a conhecer e a pensar; a fazer; a viver juntos, ou com os outros. Por ser fruto de relações sociais, o lazer é visto também como um espaço de vivência cultural no tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude, no qual se pode potencializar o lúdico ( jogos, brinquedos, passatempos e divertimento), cuja essência está na alegria e no prazer. Compreendendo-se lazer como necessidade cotidiana, espaço privilegiado de expressão do ser humano, ligado à existência social e histórica, compreende-se também que ele é influenciado e pode influenciar nossas relações socioculturais e possibilitar contatos sociais, convívio fraterno, criatividade, melhor.
Dumazedier (2001) afirma que lazer é um conjunto de ocupações ás quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
O lazer, portanto, opõe-se a obrigações. Segundo Dumazedier (2001, p.52), “não subsiste qualquer dúvida de serem classificadas como opostas ao lazer”, as atividades seguintes:
– O trabalho profissional;
– O trabalho suplementar ou