A historia de toda sociedade
Para ambos os autores (Marx e Engels), com a diferença existente de classes sociais, através das condições em que as pessoas viviam, vem demarcando desde a existência da mesma, uma luta para que aja uma quebra dessa diferenciação, mas segundo eles quanto mais se tem uma diferenciação de trabalho, mais divido esse grupo está, como exemplo na sociedade capitalista se tem dois polos distintos – burguesia e proletariado-, então a partir dessa frase que seria uma introdução ao pensamento de que, essas lutas seriam a principal expressão de uma sociedade capitalista, já que tanta desigualdade não era para eles uma coisa normal e sim frutos de uma transformação derivada de um sistema próprio, alienador e opressivo pela sua grande divisão do trabalho na sociedade.
“Em uma palavra, [o capitalismo]cria um mundo a sua imagem e semelhança.”
Marx em seus pensamentos, demonstrava que o modo de propagação de uma ideia ,seria pelo Estado que estaria ‘dominado’ pelo capitalismo, que então além de sua maneira de origem(econômica) também estaria interagindo com a sociedade do campo ideológico ,jurídico e político sendo que com todo o seu poder seria de maneira inevitável que o mesmo tomasse o controle da sociedade a dividindo em duas (burguesia e proletariado), e aumentando assim a maior divisão de trabalho e segregando cada vez mais grupos específicos para cada parte do trabalho. Como vários pontos expostos colocamos o capitalismo como forma variadas de propagador de ideias para que tudo funcione de acordo com o que bem entendem.
“Tudo que era sólido desmancha no ar, tudo que era sagrado é profanado...”
A solidez ao qual fazia referência era a das ideologias tão enaltecidas e preservadas em determinados momentos, as formas de governar, aos modos de produção e estruturas que pensamos serem sólidas. Porém a história mostra que todas romperam e caíram. Para