A historia de Conde D'Eu
Em 24 de maio de 1870 o Governo Imperial determinou CondeD’Eu como uma província.Estava Esperada a chegada dos primeiros colonos em 7 de junho de 1870, mas eles só chegaram em 27 de junho.Foi mandado construir um barracão em cada uma das colônias(Conde D’Eu e Isabel) para acomodar os imigrantes. Os primeiros imigrantes que chegaram em Conde D’Eu em 09 de julho de 1870 foram prussianos e não italianos. No todo, vieram 36 pessoas, 15 casados; 8 crianças; 12 solteiros e um viúvo.
Desde o início da imigração houve separação de raças, brasileiros de um lado, os alemães, prussianos, italianos, franceses, poloneses, austríacos, ingleses, etc. Em 1872 chegaram mais 27 imigrantes.
Em 1873 entraram na província 1.866 imigrantes:
Alemães 892
Austríacos 643
Franceses 174
Suíços 36
Suecos 10
Portugueses 101
Belgas 10
Fatores que determinaram a imigração
Busca por melhores condições resultante das dificuldades encontradas na Europa(Itália e Alemanha).
Dificuldades na Alemanha e Itália
O desenvolvimento do capitalismo em países como a Alemanha e Itália, foi capaz de gerar um excedente populacional sem terra e sem trabalho, que se converteram num foco de tensão social imenso. A acumulação de capital, a concentração da propriedade do solo e a emergência da indústria, tiveram como contra partida a expulsão do camponês da terra e desarticulação do trabalho artesanal.
Entretanto, o estágio de desenvolvimento industrial, (etapa manufatureira), não se revela capaz de absorver esta mão de obra excedente. Além disso, tais países vinham apresentando conturbações políticas internas que haveriam de resultar no seu processo de unificação. A presença de uma massa populacional excedente em termo de ocupação vinha de uma forma ou de outra, ameaçar a estabilidade interna das nações. Desta maneira o envio dessa massa imigrante para os chamados “países novos”, tornou-se um negocio vantajoso, ainda mais que se