A historia das medidas
Nomes: Jean Gomes, Juliana Motta , Laiza Gomes ,Lorayne Costa e Warlem Oliveira
Série: 3 Mo1
Cariacica 23 Outubro de 2013
Introdução
Socialismo é o conjunto de doutrinas e práticas baseadas na crença de que a maior parte dos males sociais se deve à excessiva desigualdade na distribuição de riquezas e que tais males sociais só podem ser sanados pela transferência, gradual ou imediata, total ou parcial, da propriedade ou dos meios de produção e distribuição, do controle privado para o público.
Desde a antiguidade existia a divisão justa das coisas, mas, com o passar do tempo a ganância do ser humano falou mais alto.Uma minoria se tornou dona do que era dividido igualmente.
Com o surgimento das maquinas aperfeiçoadas da “Revolução Industrial”, surgiu um novo tipo de escravo, o operário. Estes trabalhadores tinham grandes jornadas de trabalho e recebiam um péssimo salário que mal dava para sobreviver.
Quando ocorreu ?
A concepção marxista de história a partir da luta de classes pressupõe a necessidade da superação deste modelo. Esta dicotomia teria atingido seu ápice com a oposição entre burguesia (monopolizadora do poder) e proletariado (classe oprimida) no sistema capitalista, servindo como base para o surgimento do “socialismo científico” de Marx, cujo principal objetivo seria demonstrar o caminho a ser percorrido até a consolidação de uma sociedade sem classes sociais.
O Estado socialista apresenta algumas características muito distintas das democracias ocidentais, como por exemplo o controle sobre os meios de produção – incluindo a produção em si, uma economia planificada (visando a satisfação das necessidades da população e não o lucro) e o poder extremamente centralizado a partir de um monopartidarismo, representado pelo Partido Comunista. No modo de produção socialista, o Estado seria a expressão da “Ditadura do Proletariado”, que deveria substituir a “Ditadura da Burguesia” e teria caráter transitório,