a historia da vida
Nos últimos anos tem sido frequente a utilização das novas linguagens para motivar os alunos e para atualizar a concepção de documentos históricos.
Mas para o professor fazer o uso dessa linguagens como a imagem ele deve ter a priori uma reflexão sobre o problema do documento e sua importância para o ensino, todo o cuidado com a incorporação no uso de imagens é pouco principalmente numa época de desvalorização do conteúdo.
O professor deve buscar preparação previa sobre arquivos Audi-visuais e ter uma preparação teórica metodológicos do estudo da comunicação visual.
O Fenômeno da TV
O professor ao usar o fenômeno visual deve saber a diferença entre a televisão e o cinema, a TV produz material que se consomem no instante, e o material cinematográfico tem uma função cultual e dura por anos.
O professor terá maior facilidade de trabalhar com seus alunos com arquivos cinematográfico do que televisivos, mas a TV tem um linguagem mais atual e contemporânea as questões que os alunos se identificam, e de fato um meio de massa.
Para o teórico italiano Umberto eco ele faz uma analise sobre a TV tem que se levar em conta alguns aspectos da TV como a intenções do remetente da mensagem, as estruturas comunicacionais o meio e o código da mensagem, as reações do receptor a situação sócio histórica do publico receptor e seus repertórios culturais para a decodificação da mensagem consumida.
Agora para Michael De Certeau o fenômeno televisivo, sendo um fenômeno cotidiano por excelência, está inserido num campo pouco conhecido das Ciencias Sociais, preocupadas com as grandes organizações e as tendências, dominante mais visível de uma sociedade
Por fim para se trabalhar com imagens televisivas em sala de aula e necessário que o professor deva fazer uma discussão mínima em busca de informações teóricas básicas, assim o professor vai ter um posicionamento melhor frente as questões surgidas