A historia da teologia
PATRÍSTICA E
ESCOLÁSTICA
SIRLEY SOARES DE SOUSA
PROF. ELEUZA COTRIM
No mundo grego, os MITOS, que originavam as religiões e seus rituais e a vida das pessoas estavam tão relacionados a estas histórias sagradas que até mesmo o ato do plantio, o clima, nascimento e até vitória nas batalhas eram relacionadas a créditos aos deuses.
E essa crença era o que sustentava as civilizações antigas até que a humanidade foi fazendo descobertas sobre si e sobre o mundo, elas foram perdendo a fé nesses deuses. Filósofos questionam sobre a vida, o dia a dia, a morte,e assim instiga a reflexão sobre a realidade humana e assim começam uma procura por respostas que sanasse as perguntas e satisfizesse inquietação da alma sobre a existência sem ter que recorrer a então fé. Isso se denominou “avanço da filosofia rumo à razão”.
Entra ai os pais da igreja que defendia a fé cristã tentando conciliarem as armas racionais de argumentação da filosofia com a mesma e elaboraram um tratado teológico.daí surgem dois grandes momentos da história da Teologia, a Patrística e a Escolástica. Veremos a seguir;
PATRÍSTICA;
Patrística é o nome dado á filosofia cristã dos primeiros sete séculos elaborado pelos Padres ou Pais da igreja e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos e contra as heresias.
Essa teologia é um corpo ou um conjunto doutrinário elaborado pelos primeiros padres da igreja. Eram verdadeiros tratados teológicos dirigidos aos iniciantes na fé cristã, denunciando preocupações com problemas como moralismo, justiça e pecado.
A teologia patrística se levantou contra o paganismo e contra as heresias surgidas entre os próprios cristãos, porém o conteúdo do evangelho, no qual se apoiava a fé cristã nos primórdios do cristianismo, que era um saber da salvação, revelado e não sustentado por uma filosofia, passou a sofrer influência