A historia da psicologia
(A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA)
DISCIPLINA: PSICOLOGIA GERAL ALUNA: SIRLANE DOS S. BISPO TURMA: 1º SEMESTRE DATA: 10/10/2012
RESUMO
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Tudo começou na antiguidade grega, no período de 700 a. C. onde os gregos eram o povo mais evoluído da sua época e por isso eles foram os primeiros a construírem as cidades estados bem planejadas e bem-sucedidas e para manter essas cidades necessitavam de riquezas e para tanto teriam que conquistar mais território e escravos para as construções.
Com tanta riqueza o crescimento foi inevitável e com ele surgiu à necessidade de se planejar práticas para a agricultura, a arquitetura, organização social. Isso explica os avanços na física, geometria e na teoria política onde se criou o termo democracia.
Com todos esses avanços a filosofia começou especular em torno deste cidadão com espírito conquistador que se ocupa das coisas e do espírito. São os gregos os primeiros filósofos a cogitar a possibilidade de sistematizar a psicologia, que significa “estudo da alma”. Eles acreditavam que a alma ou espírito era concebido com a parte imaterial do ser humano e acabaria o pensamento e todos os sentimentos. Já os filósofos pré-socrates defendiam a relação do homem com o mundo através da percepção. Mas é com Sócrates que a psicologia ganha espaço separando o homem dos animais, onde a principal característica do homem é a razão, permitindo-o se sobrepor ao extinto que é à base da irracionalidade. Logo após vem Platão discípulo de Sócrates que define um lugar para razão, na cabeça, ele defendia a tese de que quando o corpo morria a alma vivia para habitar em outro corpo. Após todas essas descobertas aparece o