a historia da industrialização no brasil
HISTORIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL
JOSIELE LIMA CERQUEIRA
THAYANE BRUNIELLE MOTTA
RIO VERDE, MAIO, 2013
JOSIELE LIMA CERQUEIRA
THAYANE BRUNIELLE MOTTA
HISTORIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL
TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR MAURICIO FAGANELO, DA DISCIPLINA DE CENARIOS ECONOMICOS, DA TURMA DO PRIMEIRO COMERCIO NOTURNO.
RIO VERDE, MAIO, 2013
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma resumida o Processo de Industrialização Brasileiro, desde a época colonial e seus quatro períodos principais, ate os dias atuais.
INTRODUÇÃO
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1500 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira, e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira.
Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses.
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. As mãos-de-obra usadas nestas fábricas eram, na maioria, formadas por imigrantes italianos.
PRIMEIRO PERÍODO (1500 - 1808) “PROIBIÇÃO”
Nesta