A historia da educaçao e sua essencia
Com base nas disciplinas elencadas até agora, nenhum dos "pensadores" fornecem em suas teorias, métodos e técnicas prontas para a educação, mas apontam como é extremamente importante o papel do processo educativo na construção da sociedade, para o indivíduo ,para a classe e portanto para nossa história.
A educação e a escola são fundamentais para a harmonia e estabilidade entre as partes, podendo evitar uma anomia social, visto que a educação transmite normas e valores que levam o indivíduo a se adaptar na sociedade, a escola e o professor ocupam um lugar de destaque; o de serem mediadores entre o aluno e o conhecimento.
Grandes passos foram dados até agora, ressaltando que no mundo antigo ,mais especificamente na Grécia, eles não investiam afetivamente na criança, uma vez que ao falar de educação se fala de crianças, pois é delas o futuro de uma nação .Mas na idade média a criança já estava no centro da investida educacional ,havendo a partir daí grandes transformações, valiosas descobertas e métodos que até hoje vem sendo base para nossa educação, pois é na idade média que nasce a escola e se começa sua estruturação.
A modernidade por sua vez, surge com grandes inovações, inclusive na escola, pois além da transformação das famílias em núcleo familiar afetivo com novos valores e modelos, a escola também se estruturava com espaços projetados para escola, com horários e disciplinas, onde todos veriam a escola como elemento fundamental, com seus novos modelos de comportamento adequado, o chamado modelo civilizado.
As escolas no entanto é uma instituição inserida na teia de relações sociais, podemos perceber que ela é constituída por deveres e regras, que possibilitam as atividades: os currículos, a hiêrarquia,e as politicas educacionais que direcionam um sistema educacional.
O professor como guia e espelho, tem um papel extremamente importante na subjetividade do aluno, não se limitando apenas nas técnicas