A historia da construção civil
Ao pesquisar este trabalho foram dois os objectivos fundamentais que propus:
Oferecer aos leitores deste trabalho uma panorâmica informação quanto possível sob o ponto de vista tecnológico da indústria da construção
Faze-lo de um modo que possa transmitir o conhecimento técnico profissional do mundo da construção.
Desenvolvimento A construção surge no período chamado, da pré-historia, quando ao homem já não eram suficientes as grutas e cavernas que ocupavam, sem qualquer modificações, para se proteger contra as intempéries do tempo. O homem neolítico construía também monumentos para honrar os seus mortos e os seus deuses. Algumas destas construções são os dólmenes ou antas que são câmaras funerárias formadas por grandes pedras, geralmente cobertas por um montículo de terra e de pedras.
A existência de pedras de excelentes qualidades no antigo Egipto, e as desenvolvidas técnicas de cantarias que permitiam o arranque de enormes blocos tornaram possível a construção de templos e sepulcros gigantescos. Em contra partida nos países da Ásia Menor com ausência quase total de pedras, as construções eram de adobe; da necessidade de cobrir grandes espaços com pedras pequenas, nasceram os arcos e abóbadas. A arquitectura da antiga Grécia caracterizava -se pela perfeição das proporções dos seus templos, construídos em mármore.
Em Roma, a existência de pedra e de outros novos matérias, sobretudo o tijolo cozido e o betão, que se trabalhava colocando camadas de pequenas pedras partidas sobre as quais se vertia a argamassa de cal e areia, e a assimilação das técnicas das civilizações anteriores, permitiram a construção de extra ordinárias obras arquitectónicas e de engenharia em todo extenso território do império: aquedutos, anfiteatros, templos, termas etc.
Depois, devido às consequências da queda do império, a construção descobre novas possibilidades. O estilo românico, com as suas pesadas formas