A HIST RIA ENTRE A FILOSOFIA E A CI NCIA Godoi Pronto 45

1243 palavras 5 páginas
A HISTÓRIA ENTRE A FILOSOFIA E A CIÊNCIA*
Leidiane da Silva**
Resumo:
O texto em questão aponta as direções da história cientifica que se se emancipou do Idealismo no século XIX, e aderiu à ciência mudando o foco das preocupações do historiador. Onde a filosofia e a metafísica ficam sendo consideradas impossibilidades, fora dos fatos aprendidos pela sensação e não significam mais nada. Neste contexto surgem as escolas: Metódica dita Positivista, Marxista e a escola dos Annales sendo a mais radical contra a filosofia.
Palavra-chave: Filosofia. Annales. Positivismo. História. Ciência.
Introdução
“Foram tentativas de constituição de uma história objetiva, que por um lado obtiveram sucessos significativos, mas por outro lado não puderam vencer sua dependência em relação às formulações universalizantes dos filósofos”. Pág.09
A partir do século XIX a história não se submeteria a filosofia, pois, a história quer produzir um conhecimento positivista e ser considerada uma ciência.
A história pretendia abandonar a filosofia e assumir ser história científica objetiva, assim como as ciências sociais. Onde o seu objeto seja de universalidade uma lei física que impõe a todos.
Teve-se uma grande ambição da história científica em separar da filosofia, porém, quanto mais os historiadores tentavam se afastar da filosofia e se diferenciar estavam cada vez mais cheios de ideias de filosofias da história.
A história científica passou a diferenciar duas dimensões objetivas do tempo, passado e presente e não irá profetizar o futuro. E com relação às histórias míticas, teológicas e filosóficas, que fugiam do evento foram consideradas sem sentido. Neste esforço surgiram as escolas: Metódica dita Positivista, Marxista e dos Annales para constituir uma história científica.
A escola Metódica dita positivista, Marxista, e dos Annales.
Os historiadores da época eram antifilosofos em suas declarações, porém na prática dependiam das ideias e conceitos da filosofia.
O historicismo foi à

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas