A hipoterapia
Introdução 3
Hipoterapia 4
Tipos de Hipoterapia 5
Quem deve praticar/ Quem não deve praticar 6
Benefícios da Hipoterapia 7
Recuperação 8
Porquê o cavalo 9
Como é realizada a Hipoterapia 10
Técnicos envolvidos 11
Hipoterapia em Portugal 12
Anexos 13
Conclusão 14
Bibliografia/ Webgrafia 15
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação física, do módulo 11 Atividade Física em Contexto de Saúde, foi nos proposto pela professora realizar um trabalha que tivesse ligado a este tema.
O tema escolhido foi a Hipoterapia, pois os elementos do grupo tinham alguma curiosidade, sobre o mesmo.
O trabalho está dividido em várias partes, onde por exemplo explicamos o tema, ou falamos dos praticantes ou dos seus benefícios, entre outros temas.
Um dos subtemas do trabalho é uma testemunha a falar da Hipoterapia, pois achamos importante termos uma opinião de uma pessoa que pratica a atividade ou um especialista que nos pudesse dar a sua opinião sobre o tratamento.
Hipoterapia
Nasceu em 1966, pelo neurologista H.F.Kaeser, chefe do Serviço Neurológico do Hospital Universitário de Basel, na Suíça. Atualmente, a técnica de reabilitação com a ajuda do cavalo é adotada nos países da Europa e nos Estados Unidos, onde foram criados verdadeiros centros de tratamento. É um tratamento com fins terapêuticos onde associa a equitação clássica com as bases teóricas da reabilitação em que com ajuda do cavalo o doente tem uma intervenção dinâmica, num ambiente estimulante e descontraído a nível cognitivo, motor, racional e psicológico. Esta destina-se a indivíduos com deficiências. O cavalo, a passo, produz um movimento tridimensional, variável, repetitivo, com ritmo no qual se pode graduar a intensidade e a qualidade de informações sensoriais ao paciente autista ou com deficiência mental.
Tipos de