A higiene do idoso
Em muitos casos, com o avançar da idade, o idoso deixa de ter forças e a capacidade para cuidar de si e da sua própria higiene. Para que isso não aconteça, é necessário ajudar a cuidar de um idoso, de modo a que ele se consiga aproximar e relacionar com outras pessoas e tenha uma boa vida. Para cuidar corretamente da higiene de um idoso, deve cumprir com os requisitos seguintes:
O banho do idoso
O banho é um dos aspetos de limpeza mais importantes no cuidar da higiene de um idoso, uma vez que um bom banho evita as irritações de pele e previne o corpo contra o aparecimento de infeções futuras.
No final do banho, é aconselhável a colocação de cremes hidratantes nos pés e nos braços para fortalecer e tornar a pele mais resistente.
Por norma, a casa de banho/banheiro comum é pouco funcional e a má conceção dos equipamentos balneares obriga à realização de esforços suplementares por parte do cuidador e do próprio idoso. Para que o banho não se revele um tormento, o ideal seria adaptar a casa de banho/banheiro às necessidades e à condição do idoso, assim o banho estaria sempre assegurado e sem qualquer esforço adicional.
A localização da sanita e do lavatório
Ao cuidar de um idoso deve ter em atenção onde estão situados a sanita e o lavatório, pois estes são elementos fundamentais para a satisfação das necessidades básicas de um idoso.
A sanita
A posição baixa em que a sanita se encontra é uma dificuldade extraordinária para um idoso e pode conduzir a desequilíbrios físicos. Para que isso não aconteça, junto à sanita, devem existir barras de apoio bilaterais, caso contrário, o idoso precisará de