A Hierarquia de Necessidades – modelo de Abraham Maslow
Abraham Maslow considerado como o pai da psicologia humanista desejou compreender as ações que o ser humano era capaz de empreender. Desenvolveu a teoria da personalidade, na qual, a motivação era encontrada como a forma de concretizar as nossas capacidades e potencialidades. De acordo com a psicologia humanista o homem tem a obrigação de realizar e criar a sua individualidade. A motivação é considerada como desequilíbrio homeopático do organismo que tem como objetivo restabelecer o equilíbrio.
Abraham Maslow nasceu a 1 de Abril de 1908, em Brooklyn, Nova Iorque. Foi o primeiro de sete irmãos, filhos de um casal judeu, imigrantes da Rússia e analfabetos. Os seus pais, querendo o melhor para os seus filhos no novo mundo, instigaram-no a obter bons resultados académicos. Para satisfazer os seus pais, estudou Direito na City College de Nova Iorque (CCNY).
Contra os desejos dos seus pais, casou com Bertha Goodman, sua primeira prima, e tiveram duas filhas. Abraham Maslow e Bertha mudaram-se para o Wisconsin para que ele pudesse frequentar a Universidade de Wisconsin. Foi aqui que se começou a interessar pela Psicologia e o seu trabalho académico começou a melhorar drasticamente. Trabalhou com Harry Harlow, que ficou famoso pelas suas experiências com macacos-rhesus bebés e teoria do apego.
Maslow terminou o seu BA em 1930, o seu MA em 1931 e o seu PhD em 1934, todos em Psicologia e pela Universidade de Wisconsin. Um ano depois de ter terminado o curso, regressou a Nova Iorque para trabalhar com E. L. Thomdike em Columbia, onde Maslow se interessou pela pesquisa na sexualidade humana.
Em 1951, Abraham Maslow foi nomeado Chefe do Departamento de Psicologia na Brandeis, cargo que ocupou durante 10 anos, e onde conheceu Kurt