A hermenêutica de hans –georg gadamer
Resumo: O presente artigo apresenta um esboço da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, elaborada especialmente na segunda parte da obra Verdade e Método. Diante da consciência da finitude e da historicidade do ser humano, o autor desenvolve uma teoria de “intenção filosófica”, cujo foco é a forma como se dá a compreensão, sem imposição de qualquer método. Neste estudo, serão abordados os seguintes tópicos: a reabilitação dos preconceitos como condição da compreensão; o círculo hermenêutico; a história efeitual e sua consciência; a experiência hermenêutica e o problema da aplicação.
Palavras-chave: Hermenêutica Filosófica; Gadamer.
Abstract: This article presents an outline of Hans-Georg Gadamer´s Hermeneutics, specially elaborated in the second part of the opus Truth and Method (Wahrheit und Methode: Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik). Considering the historicity and the contingent nature of human beings, the author develops a theory with “philosophical intention”, which focuses the way comprehension happens, without a determined method. The study will broach the following subjects: the rehabilitation of preconceptions as a comprehension condition; the hermeneutics circle; the history of effects conscience; the hermeneutical experience and the application problem.
Keywords: Philosophical Hermeneutics; Gadamer.
Sumário: 1. Introdução. 2. Os preconceitos como condição da compreensão. 3. O círculo hermenêutico. 4. O significado da distância temporal. 5. A consciência da história efeitual. 6 a experiência hermenêutica. 7. O problema hermenêutico da aplicação. 8. Considerações finais. 9. Bibliografia.
1. Introdução
Hans-Georg Gadamer foi um importante filósofo alemão do século XX. Não obstante tenha também se dedicado ao estudo da história da filosofia e dos pensadores gregos, marcou profundamente o pensamento ocidental com sua obra-prima Verdade e Método, publicada pela primeira vez em 1960, na qual o