A hegemonia económica britanica
Índice:
-> Introdução -----------------------------------------------------pág. 2 -> A criação de um mercado nacional -----------------------pág.3 -> O alargamento do mercado externo ----------------------pág.4 -> O sistema financeiro-----------------------------------------pág.5 -> Conclusão -----------------------------------------------------pág.6 -> Bibliografia/Webgrafia ------------------------------------pág.7
Introdução:
* A segunda metade do século XVIII, na inglaterra, foi muito conhecida por um periodo de grande prosperidade económica, no qual foram registrados grandes avanços a nível da mesma. Estes avanços foram proporcionados pela criação de um mercado nacional, pelo alargamento do mercado externo e por um novo sistema financeiro.
A criação de um mercado nacional
No século XVIII, tanto pelo acentuado crescimento demografico, como pelo desenvolvimento das vias de comunicação, da união da inglaterra com a escócia e a Irlanda e a inexistência de alfandegas. Criou-se um mercado nacional, cujo principal objectivo era criar um mercado nacional unificado, onde os produtos e a mão-de-obra pudessem círcular livremente.
Com o objectivo de melhorar os transportes, a inglaterra passou a tirar partido da sua boa rede hidrográfica e construiram um sistema de canais por onde este transportavam as mercadorias pesadas. Também ampliaram a rede de estradas, melhorando-as. Estas passam a ser convexas e com valetas, em vez de macadamizadas.
O melhorameno destas vias não só favoreceu a criação de um mercado nacional como também proporcionou uma ligação entre as regiões do interior e as cidades portuárias,articulando consumos e produções internas com o extenso mercado colonial inglês.
Mecadame- é um tipo de pavimento para estradas, que consistia em assentar três camadas de pedra postas numa fundação com valas laterais para enxugo da água da chuva.
Alargamento do mercado externo