A Hegemonia do Capitalismo
Definição:
Capitalismo é definido como um sistema econômico ou sócio-econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, no lucro, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e mão-de-obra afetados pelas forças da oferta e da procura.
História do Capitalismo
O capitalismo tem seu inicio na Europa. Suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade. O feudalismo passava por uma grave crise decorrente da fome e da catástrofe demográfica causada pela Peste Negra que dizimou 40% da população européia.
Com o comercio reativado pelas Cruzadas (do século XI ao XII), a Europa passou por um intenso desenvolvimento urbano e comercial e, consequentemente, as relações de produção capitalista se multiplicaram, minando as bases do feudalismo. Na idade Moderna, os reis expandem seu poderio econômico e político através do mercantilismo e do absolutismo; Assim o estado passava a controlar a economia e a buscar colônias para adquirir metais e garantir o enriquecimento da metrópole. absolutista.
Esse enriquecimento favoreceu a burguesia – classe que detém os meios de produção – que passa a contestar o poder do rei, resultando na crise do sistema.
A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, inicia-se um processo de produção em massa, geração de lucro e acumulo de capital. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político, e a força do capitalismo se impõe.
Características:
Embora ele tenha sofrido várias transformações, alguns de seus princípios ainda permanecem:
° É um sistema produtor de mercadorias e serviços que se destinam ao consumo por parte de outras pessoas;
° A propriedade privada (ou particular) dos centros de produção (fábricas, fazendas, casas e