A Guerra Pelas Black Hills
Nenhuma pessoa ou pessoas brancas poderão colonizar ou ocupar qualquer porção do território ou, sem o consentimento dos índios, passar pelo mesmo. —TRATADO DE 1868
Não queremos homens brancos aqui. As Black Hills pertencem-me. Se os brancos tentarem tomá-las, lutarei. —TATANKA YOTAMA (Touro Sentado)
Não se vende a terra na qual as pessoas andam. —TASHUNKA WITKO (Cavalo Doido)
O homem branco está nas Black Hills como vermes, e quero que vocês façam com que ele saia tão depressa quanto possível. O chefe de todos os ladrões (o general Custer) fez uma estrada nas Black Hills no verão passado e quero que o Pai Grande pague uma indenização pelo que Custer fez. —BAPTISTE GOOD
A terra conhecida como Black Hills é considerada pelos índios como o centro de sua terra. As dez nações de sioux estão vendo-as como o centro da sua terra. —TOTOKE INYANKE (Antílope Ligeiro)
Os jovens do Pai Grande estão vindo para levar i ouro das montanhas. Espero que encham várias casas com ele. Devido a isso, quero que meu povo seja recompensado enquanto viver. —MATO NOUPA (Dois Ursos)
O Pai Grande disse aos comissários que todos os índios tinham direitos nas Black Hills, e que qualquer conclusão a que chegassem seria respeitada... Sou um índio e sou considerado pelos brancos como um homem louco,, mas isso deve ser porque sigo os conselhos do homem branco. —SHUNKA WITKO (Cachorro Louco)
Nosso Pai Grande tem um grande baluarte e nós também. A montanha é nosso baluarte... Queremos setenta milhões de dólares Pelas Black Hills. Coloquem o dinheiro em algum lugar, a juros, para que possamos comprar gado. Essa é a maneira dos brancos. —MATO GLESKA (URSO Pintado)
Vocês colocaram todas as nossas cabeças juntas e as cobriram com um cobertor. Esta montanha é nossa riqueza, mas vocês já a pediram a nós... Vocês, brancos vieram todos, a nossa reserva e se foram além, para pegar a totalidade de nosso baluarte. —OLHOS MORTOS
Não quero deixar nunca este