A Guerra Fria e seus reflexos
2 - A GUERRA FRIA
A Guerra Fria começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e a União Soviética começaram a disputar a hegemonia política econômica e militar no mundo.
“Ao final da segunda guerra mundial, as antigas potências coloniais haviam perdido quase toda sua importância anterior. A partir de 1949, somente a URSS, além dos EUA, é capaz de projetar e construir armas nucleares, bem com meios para alcançá-las” (Oliveira, 2009, pág. 57)
Já segundo Delacampagne (1997) assim que a bomba de Hiroshima foi lançada, aconteceu o último ato da Segunda Guerra e o primeiro de um novo conflito, que foi chamado de guerra fria.
União Soviética e os Estados Unidos eram nações completamente opostas, a União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, com partido comunista, igualmente social e fatal de democracia. Já os Estados unidos, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Os EUA não tiveram seus territórios atingidos pela segunda guerra e teve uma expansão econômica, o país não era só uma potência militar, mas também econômica e cientifica. Em 1945 somente os