A GUERRA DO KOZOVO
DIEGO JOSÉ SANTOS CRUZ
RESUMO O presente trabalho tem por objetivo a obtenção de nota parcial da disciplina Direito Internacional Público, ministrada sob a orientação da ilustríssima professora Araci Bispo do Nascimento, e tem como tema principal a problemática envolvendo a Guerra do Kosovo, histórico, causas, meios de solução do conflito, responsabilidades e conclusão.
Palavras-Chave: Guerra do Kosovo; histórico, meios de solução do conflito, responsabilidade.
1 – INTRODUÇÃO O presente estudo tem por objetivo a análise dos principais acontecimentos que contribuíram para a ocorrência da Guerra do Kosovo, oferecendo assim uma visão global do assunto, começando por um breve histórico, tratando ainda dos meios de solução do conflito, as responsabilidades dos agentes envolvidos no caso e por fim uma breve exposição dos resultados encontrados, apresentados através de uma conclusão sucinta.
Justifica-se a realização do estudo em questão, uma vez que necessário se faz o esclarecimento à sala das causas que levaram a culminação da Guerra do Kosovo bem como as responsabilidades atribuídas aos agentes que cometeram crimes de guerra contra a população em foco.
Por fim, a metodologia usada para a elaboração do estudo em tela se deu através da pesquisa bibliográfica acerca do tema, bem como da análise de artigos publicados e encontrados através de acesso a internet.
2 – ABORDAGEM HISTÓRICA O termo “Guerra do Kosovo” é usualmente utilizado para denominar os conflitos ocorridos na província da Servia, após no término do conflito na Bósnia. Essa guerra inicialmente se deu através do conflito armado entre forças de segurança sérvias e Iugoslávia de um lado e do outro o Exército de Libertação do Kosovo, que era uma guerrilha composta por indivíduos de origem étnica albanesa (80 % da população), que lutavam pela independência da província. A guierra se deu