A guerra do Fogo
Ele foi um filósofo pré-socrático considerado o "pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.
Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda.De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras .
Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros". Por seu desprendimento em relação ao poder e pelo desprezo que dedicava aos bens materiais, Heráclito não era simpático aos efésios, que eram exatamente o seu oposto.
Heráclito de Éfeso é um dos filósofos pré-socráticos mais importantes. Ele leva o discurso filosófico de Tales, Anaximandro e Anaxímenes a posições decididamente mais avançadas e em grande parte novas.
Heráclito é portanto o criador , ou sistematizador , de uma visão dialética . É claro que existe em seus pensamentos resquícios da ideologia da época , mas o imporante é que ele inaugura uma concepção materialista e dialética da realidade .
Sua filosofia, tal como podemos reconstruí-la, é, entretanto, bem mais complexa do que isso. De acordo com Heráclito, não existia uma realidade permanente e imutável, mas sim uma realidade em constante mudança .
Foi, aliás, muito criticado por seus concidadãos quando conseguiu convencer o tirano Melancoma . Heráclito era acusado de desprezar a plebe, de se recusar a participar da política - essencial aos gregos) - e de desdenhar os poetas, os filósofos e a religião.
Em razão da forma de expor suas idéias, Heráclito vem provocando